Ba Duan Jin. Os 8 pedaços de brocado

Ba Duan Jin. Os 8 pedaços de brocado

Estes exercícios em oito seções remontam à dinastia Song (960-1279). Seus movimentos simples e seus impressionantes efeitos de saúde fazem deles um dos tesouros da saúde e da boa forma na cultura chinesa. O propósito desta série de movimentos é aumentar a energia interna através do exercício e do cultivo espiritual, de maneira a melhorar a saúde e a boa forma.

A disseminação desses exercícios foi tão grande que atualmente podemos encontrar inúmeras variantes. As diferentes escolas adaptaram-nos aos seus estilos e práticas de formação pessoal. Independentemente da versão praticada, o importante é entender e aplicar os princípios que a suportam.

Os movimentos devem ser executados de forma moderada, relaxada, fluida e consistente. A força só é necessária por um momento, ao mudar o movimento, mantendo o relaxamento pelo resto do tempo. Uma boa combinação de força e relaxamento ou dinamismo e inércia ajudam a manter o equilíbrio entre yin e yang, elementos essenciais de oposição e interação no corpo de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC). A mente em qigong refere-se ao estado mental e à consciência da pessoa, bem como aos movimentos do corpo guiados pela mente e pelos pensamentos. Todo o exercício é um movimento consciente caracterizado pela harmonia e simetria de todas as suas técnicas.

Os movimentos seguem uma ordem que é importante respeitar, uma vez que cada movimento parte dos resultados daquele que o precede e o prepara para o seguinte, fazendo um ciclo completo com um começo e um fim.

Praticar estes exercícios requer uma respiração profunda e natural, sem qualquer restrição. Foi provado em numerosos estudos que a prática regular de Ba Duan Jin melhora o sistema respiratório e o sistema nervoso, fortalece as extremidades, torna as articulações mais flexíveis e aumenta o equilíbrio. Também melhora a função cardiovascular e ajuda a curar doenças como aterosclerose coronária e osteoporose. Fortalece o sistema imunológico, retarda o envelhecimento e melhora a saúde mental.

Os efeitos da prática podem ser diferentes em cada pessoa. Em geral, os benefícios serão obtidos de forma gradual, sob a orientação de um bom treinamento durante um tempo apropriado e com prática constante. É vital progredir de forma progressiva, fazendo movimentos adaptados às características e condição física do praticante e acima de tudo, sob a supervisão de uma pessoa treinada para ensinar.

 

Um treinamento regular e adequado de Ba Duan Jin pode ajudá-lo a melhorar e manter sua saúde. Aqui está um breve resumo dos seus benefícios.

 

Exercício 1: Mantenha as mãos erguidas, com as palmas das mãos voltadas para cima, para segurar o céu e regular o sanjiao (triplo reaquecedor).

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Este movimento é sobre animar as funções de Sanjiao. As três áreas ou "reaquecedores" estão localizadas acima do diafragma, entre ele e o umbigo e entre o umbigo e o púbis e estão respectivamente relacionadas à respiração, digestão e eliminação. O levantamento das mãos entrelaçadas e a descida com os braços esticados ajudam a melhorar a circulação do sangue e qi (energia vital) dentro dos órgãos.

Além disso, em um nível mecânico, execute os alongamentos na parte superior do corpo, aumenta a flexibilidade e melhora a amplitude de movimento das articulações, ajudando a prevenir e melhorar problemas nos ombros e afetações cervicais.

 

Exercício 2: Pose como um arqueiro atirando para a esquerda e para a direita para alcançar o abutre.

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De acordo com o MTC, essa rotina serve para coordenar o fígado com o pulmão e melhorar as funções dos órgãos. A postura em si pode estimular alguns meridianos, como Dumai, pontos shuxue na coluna (representantes de todos os órgãos), enquanto regulamenta a energia interna dos canais, como o meridiano do pulmão no braço.

A um nível mecânico, ajuda a desenvolver os músculos das pernas, melhora o equilíbrio e a coordenação. Melhora a força muscular dos antebraços e mãos e aumenta a flexibilidade do pulso e falanges.

O movimento de abertura e fechamento da caixa torácica massagens e melhora a função do pulmão.

Também ajuda a corrigir posturas não saudáveis, como as costas curvadas, ajudando a evitar problemas nos ombros e no pescoço.

 

Exercício 3: Separe o céu e a terra para equilibrar o Baço e o Estômago.

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O exercício expande o peito e ombros e estique a cintura e coluna vertebral, trazendo uma mão para cima e um para baixo com a ideia de regulação chi e sangue e yin e yang do baço e estômago. Para MTC, Baço e Estômago são a base da energia adquirida do corpo por suas importantes funções de digestão e absorção. Além disso, os canais e as artérias colaterais são estimulados em torno do abdómen e costelas e algumas partes da coluna vertebral, tal como anteriormente mencionado Shuxue, permitindo regular o fluxo de energia entre os canais e as artérias colaterais órgãos. Se o Baço e o Estômago operarem normalmente e cada tecido e órgão estiver em boas condições, as doenças serão eliminadas.

Mecanicamente, este exercício fortalece as articulações e os músculos da coluna e das costelas, desenvolvendo flexibilidade e estabilidade na coluna, o que ajuda a prevenir e curar doenças nos ombros e no pescoço.

 

Exercício 4: Olhe para trás para prevenir doenças e tensões.

                         

 

 

Este exercício também é conhecido como "Olhando para trás para evitar as cinco fraquezas e sete fatores patogênicos". As cinco fraquezas referem-se aos distúrbios relacionados ao coração, fígado, baço, pulmões e rins. Os 7 fatores patogênicos referem-se às emoções que afetam a saúde a partir do interior, que são alegria, raiva, menlancholy, ansiedade, arrependimento, medo e terror. De acordo com o MTC, essas emoções estão intimamente ligadas a um funcionamento inadequado dos órgãos. Os movimentos de alongamento ajudam a exercitar e a massagear os órgãos do tórax e do abdômen.

Olhando para trás, pontos dazhui são estimulados no pescoço e na coluna, desenvolvendo seus efeitos de prevenção e cura das cinco fraquezas e dos sete fatores patogênicos.

A um nível mecânico, ajuda a alongar, mobilizar e melhorar os músculos do pescoço e ombros e os músculos motores dos olhos, o que ajuda a reduzir a fadiga ocular. Também melhora a circulação sanguínea no pescoço e na cintura escapular, melhorando o fluxo para o cérebro e beneficiando o sistema nervoso central.

 

Exercício 5: Balance a cabeça e abaixe o corpo para liberar o estresse.

                            

 

Para a MTC, o estresse interno relacionado a um distúrbio no coração pode ser eliminado curvando-se e movimentando a cintura. O rim pertence ao elemento água dentro da teoria dos 5 elementos e do coração ao fogo. "A cintura é a casa do rim", então apenas por uma cintura e rins fortes o coração pode ser regulado pela água dos rins. Portanto, vamos eliminar o fogo do coração, estimulando os pontos da coluna e da acupuntura das costas e pescoço e fortalecendo os rins para nutrir e facilitar seus efeitos no corpo.

Graças às inclinações, lateralizações e rotações da coluna vertebral, este movimento envolve os músculos da cabeça e pescoço, cintura e abdômen, nádegas e pernas, melhorando sua flexibilidade e aumentando sua força.

Exercício 6: Abaixe as mãos atrás das pernas e toque os pés para fortalecer os rins. 
O exercício destina-se a fortalecer a cintura e os rins, drenar os canais, regular a energia e o sangue através dos movimentos de subida e descida com uma vasta gama. 
Com intensa flexão e inclinação da coluna é possível estimular a coluna e os meridianos e pontos que passam pelas costas. Esses movimentos também ajudam a prevenir e tratar doenças crônicas do sistema urogenital, fortalecendo os rins e a cintura.

Mecanicamente uma mobilização da coluna é realizada vértebras e ajuda a desenvolver a resistência e flexibilidade dos grupos de músculos do tronco e pernas, enquanto os rins, as glândulas supra-renais e alongamento a uretra massajada, melhorando e rejuvenescimento as funções de todo o sistema.

 

Exercício 6: Abaixe as mãos atrás das pernas e toque os pés para fortalecer os rins.

                                                              baduanjin6

 

O exercício destina-se a fortalecer a cintura e os rins, drenar os canais, regular a energia e o sangue através dos movimentos de subida e descida com uma vasta gama. 
Com intensa flexão e inclinação da coluna é possível estimular a coluna e os meridianos e pontos que passam pelas costas. Esses movimentos também ajudam a prevenir e tratar doenças crônicas do sistema urogenital, fortalecendo os rins e a cintura.

Mecanicamente uma mobilização da coluna é realizada vértebras e ajuda a desenvolver a resistência e flexibilidade dos grupos de músculos do tronco e pernas, enquanto os rins, as glândulas supra-renais e alongamento a uretra massajada, melhorando e rejuvenescimento as funções de todo o sistema.

 

Exercício 7: Jogue seus punhos com um olhar irritado para aumentar a força.

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Segundo o TCM, o fígado controla os tendões e é expresso através dos olhos. Sua emoção é raiva. Projetar um olhar irritado pode estimular os canais do fígado, bem como melhorar a circulação de sangue e energia.

Inclinando-se e aperte o chão com os dedos dos pés, um punho transformar pulsos e fazer o encaixe estimula os meridianos e dedos dos pés e Dumai yin e yang para trás e acupontos Shuxue na espada. A tensão controlada e o relaxamento subsequente dos músculos, tendões e ligamentos geralmente fortalecem a pessoa.

 

Exercício 8: Levante e abaixe os calcanhares para eliminar as cem doenças.

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De acordo com o CTM, o ponto convergente dos três canais Yin e os três canais Yang do pé estão no final dos dedos e estão conectados aos órgãos do Baço, Estômago, Bexiga, Fígado e Vesícula Biliar. Portanto, ao fazer uma garra com os dedos em direção ao solo ao levantar os calcanhares, os meridianos podem ser regulados, melhorando a circulação de energia e sangue e as funções das vísceras, coordenadas.

Ao bater no chão com os calcanhares, a coluna vertebral e as articulações das extremidades inferiores são estimuladas pela vibração, ajudam a desenvolver os músculos da panturrilha e exercitam os músculos e ligamentos dos pés, melhorando o equilíbrio da pessoa e ajudando relaxe os músculos do corpo.