Tai Chi Chuan estilo Yangchensun

Tai Chi Chuan estilo Yangchensun

A cultura chinesa é um universo

A cultura chinesa é mais que um mundo de conhecimento, é um universo porque possui vários mundos. Dentro das artes marciais chinesas, generalizadas e conhecidas por Kung Fu, cada estilo é um mundo. Cada mundo com sua linguagem, história, ideias e métodos.

O Tai Chi Chuan ou Taijiquan é um kung fu porque é uma arte marcial e é um mundo com diferenças e semelhanças das diversas outras práticas chinesas.

Atualmente é mais comum a prática do tai chi como método  de promoção e manutenção da saúde mas, originalmente é uma arte marcial. Isto pode parecer estranho: o que aqueles movimentos lentos e meditação podem ajudar em uma luta?

A primeira diferença desta arte é a ideia de utilizar o Chi como força motriz. O CHI é energia sobre a qual deriva a vida e suas diferentes formas, nossa energia vital. Podemos transformar e controlar o Chi

Nossa saúde depende da livre circulação de Chi em nosso corpo da mesma forma que cada parte de nosso corpo precisa dos nutrientes que a circulação sanguínea provê. A vida é movimento e o que é imóvel está doente ou morto.

Tai Chi Chuan explora  movimentos harmoniosos, busca-se a tranquilidade, calma, relaxamento (relaxamento não é sinônimo de moleza). A tensão é como um cinto que pressiona os caminhos de energia. O poder do tai chi chuan na luta vem do relaxamento, porque assim é possível a energia circular livremente e se expressar nos movimentos.

 A velocidade reduzida dos movimentos melhora a consciência corporal, concentração e favorece a manipulação de energia.

A ansiedade e nervosismo podem determinar sua derrota em uma luta. O lutador nervoso já perdeu antes de começar, pois, seu controle sobre si é pouco e sua reação ao adversário mais lenta, simplesmente por ter uma mente em estado de confusão. Lembrando que em tempos antigos luta não era esporte, significava sua vida e a segurança de seu povo. Era algo importante o suficiente para ser objeto de muito estudo e muito treino.

Meditação é uma forma de levar a mente a um estado de clareza e controle. O tai Chi Chuan é uma forma de meditação em movimento treinando o estado ideal de alerta e relaxamento. Alerta significa prontidão para reagir e relaxamento significa além do explicado  não desperdiçar sua energia em tensão desnecessária.

A energia Chi se ativa com a  mente em harmonia  com o corpo e sua VIDA se expressa a partir desta união.  Naturalidade – Desejo – Tranquilidade – Força = Saúde

Existem diferentes estilos de tai chi chuan. É comum praticarem sequencias de movimentos baseados na natureza, nos animais e movimentos de luta. Estas sequências de movimentos conhecidas por  katis/tao lus/formas podem ser feitas sem ou com armas como espadas, leques, lanças...