Tai Chi Chuan e Chi kung

Tai Chi Chuan e  Chi kung

 Os exercícios e técnicas respiratórias são chamados de ‘Chi kung’ ou ‘Qi gong’, significam de forma geral trabalho/habilidade com o Chi. 

        A respiração é muito importante em muitas práticas corporais da China. Os chineses observaram desde tempos remotos que a respiração é um reflexo das nossas emoções e ações: como é sua respiração quando se está com raiva, ansioso? Quando você está contemplando uma bela paisagem? Quando cai no sofá e relaxa de um dia estressante? Por que gritam quando fazem muita força, para levantar um objeto ou em um parto?

A forma de respirar está associada a diferentes estímulos de agitação e calma acionando diferentes mecanismos no corpo. A respiração é uma  função autônoma que podemos interferir conscientemente. É uma via de mão dupla, elo  entre  mente e do corpo, influencia e é  influenciada. Sim, podemos controlar sua intensidade, ritmo e com isto  alterar nosso estado mental, isso é chi kung. Paz interior, vitalidade, clareza e controle mental, equilíbrio emocional podem ser conquistados com treino.

O Chi kung combina exercícios respiratórios com posturas e movimentos. Existem diferentes tipos de chi kung, com diferentes posturas e movimentos.

Todas as práticas seja meditação, chi kung,  tai chi dependem de treino, paciência e disciplina para se obter benefícios de ouro:

  • Vitalidade, saúde e longevidade;
  • Prevenir e curar doenças;
  • Melhorar a concentração, atenção, raciocínio, percepção;
  • Controlar o estresse;
  • Expandir a mente e consciência;
  • Desenvolver habilidades.