Tai Chi Chuan e Chi kung
Os exercícios e técnicas respiratórias são chamados de ‘Chi kung’ ou ‘Qi gong’, significam de forma geral trabalho/habilidade com o Chi.
A respiração é muito importante em muitas práticas corporais da China. Os chineses observaram desde tempos remotos que a respiração é um reflexo das nossas emoções e ações: como é sua respiração quando se está com raiva, ansioso? Quando você está contemplando uma bela paisagem? Quando cai no sofá e relaxa de um dia estressante? Por que gritam quando fazem muita força, para levantar um objeto ou em um parto?
A forma de respirar está associada a diferentes estímulos de agitação e calma acionando diferentes mecanismos no corpo. A respiração é uma função autônoma que podemos interferir conscientemente. É uma via de mão dupla, elo entre mente e do corpo, influencia e é influenciada. Sim, podemos controlar sua intensidade, ritmo e com isto alterar nosso estado mental, isso é chi kung. Paz interior, vitalidade, clareza e controle mental, equilíbrio emocional podem ser conquistados com treino.
O Chi kung combina exercícios respiratórios com posturas e movimentos. Existem diferentes tipos de chi kung, com diferentes posturas e movimentos.
Todas as práticas seja meditação, chi kung, tai chi dependem de treino, paciência e disciplina para se obter benefícios de ouro: